Qual cor escolher para pintar o quarto das crianças?

quarto criança

Um novo bebê está a caminho ou você está prestes a se mudar para uma nova casa ou ainda, uma das crianças decidiu que está cansada das cores em seu quarto. Então, é hora de decorar!

Então, azul para meninos e rosa para meninas. Não deve ser difícil, certo?

Na realidade:

Os psicólogos estão avaliando a importância de escolher as cores de tinta certas para o quarto das crianças. O humor das crianças é afetado por seus ambientes, e isso inclui as cores de seus quartos.

A ciência das cores está em uso há muito tempo. Se você já se sentou na sala de espera de um hospital, deve ter notado que as paredes eram de um verde suave. O interior de uma sala de aula do jardim de infância pode ser mais de um amarelo alegre e energizado. Cada um desses esquemas de cores foi cuidadosamente escolhido devido ao efeito que causam nas pessoas.

A escolha da cor do seu quarto também merece uma consideração cuidadosa. Veja a seguir os efeitos conhecidos pelas cores:

vermelho

O vermelho é uma cor especialmente estimulante. Alguns estudos mostram que o vermelho aumenta até a frequência cardíaca e respiratória. Demonstrou-se que energiza as crianças e, potencialmente, aumenta o foco, tornando-se uma cor de destaque popular para as salas de aula. No entanto, a exposição excessiva ao vermelho parece que pode desencadear agressividade em algumas crianças, especialmente em bebês.

O vermelho é perfeitamente adequado como cor de destaque em um ambiente, especialmente se você estiver tentando equilibrar cores frias. Por exemplo, uma parede de tijolos expostos adiciona um toque de vermelho ao ambiente, sem sobrecarregar o esquema de cores.

laranja

Laranja é uma cor brilhante e alegre que melhora a comunicação e a socialização. Crianças que brincam em salas com esquemas de cores laranja tendem a ser mais cooperativas, extrovertidas e confiantes.

É claro que, como acontece com qualquer cor quente, laranja em excesso pode ser estimulante demais e acabar tendo o efeito oposto. Enquanto o laranja pode trazer à tona o lado falador de uma criança tímida, muito laranja pode oprimi-los e fazer com que se sintam irritados e não gostam de ser amigáveis.

O laranja é melhor usado como cor de destaque, especialmente os tons mais suaves de laranja. Experimente combinar laranja com tons suaves de verde, lavanda ou uma cor creme neutra.

Amarelo

O amarelo adiciona uma vibração otimista e ensolarada a qualquer ambiente. Alguns estudos mostram que as crianças que trabalham ou aprendem em salas amarelas se beneficiam do aumento da concentração e têm melhor recordação da memória.

Claro, tenha em mente que se você tem um filho que tende a brigar na hora de dormir ou acorda cedo, o amarelo provavelmente vai piorar o problema. Se uma sala transmite uma vibração muito “diurna”, uma criança superexcitada pode achar muito difícil se acalmar.

Amarelo funciona muito bem como cor de destaque quando combinado com cinza, azul ou verde. Esse equilíbrio permite que os aspectos positivos do amarelo brilhem, sem deixar a criança irritada ou com raiva – como pode acontecer com uma superabundância de amarelo.

Cor de rosa

No topo de qualquer lista de idéias de pintura de quarto de meninas está a cor rosa. Claro, ambos os sexos podem se beneficiar ao serem expostos a salas com um esquema de cores rosa. O rosa é calmante e encoraja sentimentos de empatia e carinho. Pode levar as crianças a se comportarem de maneira mais carinhosa e atenciosa, talvez porque o rosa esteja associado a uma sensação “maternal”.

A maior ressalva com o rosa é que ele supera suas boas-vindas talvez mais rápido do que qualquer outra cor. As crianças que crescem em quartos com uma superabundância de rosa geralmente começam a não gostar do tom. A exposição excessiva ao rosa pode ser irritante, causar dores de cabeça ou até mesmo nervosismo.

Em outras palavras, não se surpreenda se seu filho vier até você pedindo que as paredes rosa sejam pintadas com algo mais sutil.

Castanho

O marrom é um tom clássico e terroso que pode ajudar as crianças a se sentirem mais estáveis ​​e fundamentadas em seu ambiente. O marrom também funciona como um cenário maravilhoso para salpicos de cores mais brilhantes, permitindo que os pais que escolhem o marrom como base sejam um pouco mais criativos, enquanto colhem os benefícios de um espaço de sentimento estável.

Claro, muito marrom pode escurecer uma sala significativamente. Pode fazer com que o espaço pareça menor e talvez até claustrofóbico. Se você tem uma criança irritada, não é aconselhável cercá-la em marrom. Para iluminar um pouco as coisas, opte por tons de bege ou bege e use o marrom escuro como um sotaque marcante.

Verde

Verde é uma cor suave que traz o frescor da natureza e a diversão ao ar livre para um ambiente. Muitas escolas optam por usar o verde nas salas de aula, especialmente no ensino fundamental e médio, porque alguns estudos indicam que o verde pode aumentar a capacidade de leitura, bem como a compreensão da leitura.

Se seu filho fará a maior parte do dever de casa no quarto, o verde pode ser uma excelente escolha. Como acontece com qualquer cor fria, quanto mais escura a tonalidade, mais sombrio é o cômodo. Uma floresta ou um verde de pinheiro podem se tornar opressores e até um pouco deprimentes, ao passo que um verde de hortelã ou chá pode ajudar a acalmar uma criança ansiosa.

Azul

Quando se trata das cores dos quartos dos meninos, a lista geralmente começa e termina no azul. Mas é claro que ambos os sexos podem se beneficiar por estarem cercados por essa cor calmante e reconfortante.

O azul é frequentemente sugerido como uma cor do ambiente para crianças que são especialmente propensas a acessos de raiva. O azul é mostrado para reduzir a freqüência cardíaca, a pressão arterial e desacelerar a respiração de pessoas agitadas.

Apenas tome cuidado para não exagerar. Criar uma sala inundada de azul pode ultrapassar o efeito calmante e acabar tendo um efeito mais deprimente. Tente equilibrar o azul com um toque de amarelo alegre ou uma cortina vermelha confiante.

Roxo

Roxo, muitas vezes considerado o “vice-campeão” dos quartos femininos, é uma cor que inspira reflexão, sensibilidade e espiritualidade. Adicionar roxo ao quarto de uma criança pode ajudar a diminuir seu ritmo agitado e ajudá-la a fazer uma pausa para refletir sobre os pensamentos e sentimentos dos outros.

Se você já tem um filho especialmente sensível, provavelmente é melhor deixar o roxo para os acentos, em vez de um esquema de cores geral. Como acontece com qualquer tom de cor fria, exagerar pode levar a sentimentos taciturnos e até um pouco de lentidão física.

Você pode iluminar o roxo com sua cor de contraste: laranja. Você também pode usar tons mais escuros de roxo para atenuar cores mais brilhantes, como verde primavera ou rosa choque.

cinza

Este é difícil.

O cinza pode ser muito marcante quando usado como cor de destaque, mas torná-lo a cor dominante em qualquer ambiente pode levar a sentimentos de solidão. Se você quiser incorporar o cinza ao quarto do seu filho, é melhor fazê-lo com moderação. Por exemplo, detalhes em cinza podem ajudar a uniformizar uma sala em amarelo brilhante ou podem ajudar a quebrar um esquema de cores impressionante, como turquesa ou magenta.

O que fazer?

Então, seus planos de decoração mudaram depois de ler isso? Você tem algum amigo que está pensando em redecorar o quarto de seus filhos? Que tal procurar uma empresa especialista no assunto? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento gratuito. Teremos prazer em atendê-lo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat